sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O ABC NÃO PODE COMEMORAR O SEU CENTENÁRIO SEM LEMBRAR E HOMENAGEAR O VELHO PRUDA

 



 

Ontem, (27/06/2015) tive o prazer de almoçar com diletos amigos no restaurante do primo, Lula.

Comigo estavam nosso grande líder dos americanos, desembargador, José Rocha e seu filho advogado Eduardo Rocha, vereador e meu compadre, Paulinho Freire, americano e ex-prefeito Amaro Saturnino e o abecedista e presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo.

O papo predominante foi futebol, Dr Zé Rocha conhece tudo da história do futebol potiguar.

Os centenários do ABC e América foi assunto conversado por todos com orgulho de termos no RN dois clubes centenários.

Eu particularmente, como americano, fiz uma observação que todos concordaram. Vejo o ABC promovendo uma bonita e grandiosa festa de centenário, nos festejos muitas homenagens e resgate da memória, mas, até agora, não vi uma referencia ao grande dirigente abecedista José Prudêncio Sobrinho.

Quem conhece a história do futebol potiguar, sem desmerecer os demais, sabe que Prudêncio foi o maior diretor de futebol de todos os tempos no ABC. Ele vivia para o ABC, chegou ao ponto de comprometer sua grande loja de bateria de carro dedicando-se compulsivamente ao clube.

Prudêncio pegou o ABC na década de 1970 quando tinha perdido o campeonato para o América, no Juvenal Lamartine, com um gol de Alemão aos 45 minutos do segundo tempo. Daí por diante, ele montou o melhor time  abecedista de todos os tempos com Alberi, João Galego, Marinho Chagas, Petinha, Burunga, o baixinho goleiro Erivan, Piaba e outros craques que eram respeitados e tido como um dos maiores equipes de futebol do Brasil.

O ABC jogava em condições de igualdade com qualquer time grande do Brasil.

Foi com Prudencio que o ABC teve uma participação vitoriosa no Campeonato Brasileiro de 1972 e fez a gloriosa excursão internacional, um feito histórico para o ABC que teve sua delegação chefiada por Jácio Fiúza e Prudencio.

Pruda como era carinhosamente chamado pelos abecedista, fez o ABC ser tetra-campeão e agora não vejo ele receber uma merecida homenagem do clube que ele tento amou e dedicou sua vida. Ele não merece ficar fora da festa..

O blog publica um reconhecimento do torcedor abecedista, Carlos Magnos ao velho Prudêncio publicado em 22 de dezembro de 2011 que retrata bem a história dele com o ABC

FONTE – BLOG DPO PRIMO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E MOSSOROENSE COM MUITO ORGULHO

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues

JOSÉ PRUDÊNCIO SOBRINHO

  Natural de Itaporanga, Estado da Paraíba, nascido no dia 26 de outubro de 1923 . Foi um dos mais atuantes diretor do ABC Futebol Clube. ...